quarta-feira, 17 de junho de 2015

O delicado e ingênuo olhar de Isabel Braga

Da Redação - Marataízes/ES

Uma página em uma rede social para reunir obras de Isabel Braga, um nome das artes que, como tantos outros, ainda é pouco conhecido pelo grande público. Criada por Marília Braga, filha da artista, o espaço vem conquistando fãs e interessados em conhecer os trabalhos.

Nascida em Muqui, em 1914, Isabel Braga foi professora de música e artes, dirigiu o Jardim de Infância e lecionou no Liceu de Cachoeiro de Itapemirim. Na década de 1950, criou a "Escolinha de Arte", também na "Capital Secreta", cujo objetivo era desenvolver o conceito de educação através da arte para as crianças. 

Isabel Braga
Não é exagero dizer que não podemos falar de Marataízes, a nossa "praia encantada", sem falar de Isabel Braga. Ao lado de seu esposo, o jornalista, poeta e advogado Newton Braga, compôs o hino do município, eternizado em dezenas de carnavais e entoado até hoje a plenos pulmões principalmente por nostálgicos marataizenses, residentes no município seja em corpo ou em espírito. 

A artista ainda desfilou o seu talento em diversas telas em estilo naïf retratando aspectos do cotidiano de Marataízes. A produção foi intensificada em meados dos anos 1940, retratando a então vila de pescadores, onde sua família veraneava. De acordo com as informações da página, o principal atributo de Isabel era a sua total honestidade como artista, refletida nas suas manifestações. "Ela só retratou o que realmente sentia", afirma o perfil.

Isabel Braga exibiu suas pinturas em Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, em cidades mineiras e de diferentes estados do país, além de se fazer presente em exposições realizadas em Washington e na Califórina, nos Estados Unidos, e também na Itália. Ela faleceu no ano de 1987, na cidade do Rio de Janeiro.

Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário